Você sabia que o ciclo de compra de um imóvel leva de seis meses a um ano? Portanto, se o seu desejo é entrar em 2022 com este sonho realizado, a hora de começar a se planejar é agora. Para orientar nesta tomada de decisão, confira 11 passos para comprar um imóvel na planta:
1 – O planejamento financeiro é o primeiro passo. Para isso, o interessado deve entender a sua realidade financeira, identificando o quanto pode ser utilizado na aquisição. Vale lembrar que o financiamento bancário é a forma mais utilizada para este fim. Ou seja, será preciso ter todo mês o valor para pagar a prestação do imóvel. Esse cuidado é muito importante, pois evita assumir um compromisso contratual que depois você não conseguirá arcar.
2 – Além da prestação mensal, é preciso separar recursos para o valor da entrada, a documentação, as despesas cartorárias e para o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Para facilitar a negociação, construtoras como a Rio8 costumam parcelar o valor da entrada em algumas situações. É recomendado ainda ter uma reserva para usar na mudança e na compra de novos móveis se for o caso.
3 – Defina o tipo de imóvel levando em consideração a sua estrutura familiar. Solteiros, casados sem filhos ou com filhos, com pets, estudantes, divorciados e viúvos têm desejos diferentes de moradia. Leve em conta a tipologia (apartamento, cobertura ou casa), a necessidade de vagas e a infraestrutura que o condomínio oferece.
4 – Analise a situação da incorporadora. O adquirente deve se certificar quanto à solidez da empresa vendedora para não ser surpreendido com atraso na finalização das obras ou, ainda, eventual falência. Pesquise em sites, redes sociais e peça recomendações de pessoas que já compraram.
5 – Antes de assinar o instrumento de promessa de compra e venda, visite o local e os estandes de vendas para verificar a localização do futuro residencial e a existência de comércio nos arredores, trânsito etc. Um alerta importante: jamais pague o sinal antes de assinar o documento de venda.
6 – Visitar os estandes é uma forma de conhecer de perto os projetos. Aproveite e peça cópia do memorial de incorporação da obra. De acordo com o advogado Leandro Sender, especializado em Direito Imobiliário, sem este documento, a incorporadora não poderá vender as unidades.
7 – Verifique no contrato a data de previsão para a conclusão das obras, o percentual de juros e o índice de correção monetária aplicados sobre as parcelas. Tirar todas as dúvidas com o seu corretor faz parte dos 11 passos para comprar um imóvel na planta.
8 – Leia atentamente o quadro resumo da promessa de compra e venda, documento que deve constar todas as consequências da rescisão ou distrato, com destaque em negrito para as penalidades aplicáveis e os prazos para devolução dos valores aos adquirentes.
9 – Como citamos no item 7, leve em consideração os juros e as taxas existentes em cada tipo de operação. Existem casos em que a aquisição do imóvel de forma parcelada pode ser mais alta exatamente por causa desses elementos. Aqui vale novamente reforçar a importância de pesquisar as ofertas e de comparar as taxas e os juros cobrados pelos bancos.
10 – Há situações em que os juros são mais atraentes, mas o prazo é muito curto, o que acaba aumentando os valores das parcelas e comprometendo a sua situação financeira. Se for possível, opte por um prazo de pagamento menor, respeitando sempre a capacidade de pagamento. O ideal é que as prestações não comprometam mais de 30% dos seus ganhos mensais.
11 – Avalie todas as alternativas e não se deixe influenciar por terceiros ou por excesso de propagandas. Faça um check list das vantagens e desvantagens de cada empreendimento na planta e discuta com a sua família.
Seguindo esses 11 passos para comprar um imóvel na planta, as chances de você escolher um novo lar com segurança, dentro da sua necessidade e da sua capacidade financeira são muito maiores. Aproveite e conheça os projetos que a Rio8 oferece na Região Serrana e em Piabetá. A sua oportunidade pode estar aqui!