Na hora de comprar um imóvel na planta, você pode se deparar com algumas siglas e termos desconhecidos. É o caso do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), que é acrescido nas parcelas, assim como outros impostos e taxas. Mas, afinal, o que é INCC?
Trata-se de um índice fundamental no cálculo dos custos da construção do imóvel e que, portanto, você precisa levar em conta ao planejar seu orçamento para esse grande passo. Neste post, explico de forma simples o que é INCC e como ele é calculado. Continue a leitura e entenda!
Afinal, o que é INCC?
O INCC é uma taxa presente nas prestações de imóvel na planta. Pense que, até a entrega das chaves do seu imóvel, levará cerca de 1 a 4 anos, certo? Naturalmente, durante esse período, materiais, equipamentos, mão de obra e serviços de construção sofrerão alguma inflação.
O INCC é justamente a alíquota que representa essa inflação. Para que a construtora não arque com todos esses custos a mais sozinha, há um pequeno acréscimo nas parcelas cobradas do consumidor durante a obra. Atenção: não se trata de uma taxa de juros, apenas de um reajuste para cobrir custos adicionais ao longo da construção.
Como é feito o cálculo de INCC?
O INCC foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é calculado todos os meses. Para tanto, a FGV coleta dados sobre gastos em construções de habitação em 7 capitais brasileiras:
- Belo Horizonte;
- Brasília;
- Porto Alegre;
- Recife;
- Rio de Janeiro;
- Salvador;
- São Paulo.
Em seguida, é calculada a média ponderada do sistema de preços nessas capitais para chegar ao percentual variável de inflação. São considerados equipamentos, serviços e mão de obra, além de materiais estruturais, de instalações e de acabamentos, a partir de orçamentos com empresas da construção civil.
Ainda, existem 3 modalidades de INCC, de acordo com o período do mês em que esses dados são coletados. Veja:
- INCC DI — coleta entre o primeiro e o último dia do mês vigente;
- INCC 10 — coleta entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês vigente;
- INCC M — coleta entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês vigente.
E a cobrança do INCC?
Como você sabe, ao investir em um imóvel na planta, você estará primeiro financiando a construção, não a propriedade em si. Portanto, as variações nos custos da obra são refletidas no seu saldo devedor. Funciona exatamente como se você estivesse construindo uma casa por conta própria.
Veja: no início do seu planejamento, você estipula o valor X para gastar durante 2 anos até o término da obra. Porém, durante esse período, as variações de preço podem fazer com que você ultrapasse o seu orçamento prévio. Caso o valor a mais não entre, as obras ficam paradas.
Na prática, a parcela do seu financiamento sempre recebe o reajuste do INCC verificado dois meses antes. Assim, por exemplo, a parcela paga em julho/2021 recebe o reajuste do INCC de maio/2021.
E aí, conseguiu entender o que é INCC e por que ele é cobrado nas parcelas do financiamento? Como você viu, trata-se de uma correção de valores ainda devidos, que são repassados ao comprador até a entrega das chaves.
O conteúdo foi útil? Então assine a nossa newsletter! Assim, poderei avisar quando novos posts como este forem publicados no blog.